domingo, 30 de novembro de 2008

Bolo de Ananás




Ingredientes:
3 ovos; (pôs 5)
125 g. de açucar; (pôs 150g)
125 g. de margarina; (Pôs 150g)
125 g. de farinha; (pôs 150g)
rodelas de ananás (uma lata pequena),
mais açucar para cobrir o fundo do tabuleiro.
Preparação:

Num tabuleiro pequeno cobre-se o fundo com açucar, coloca-se o tabuleiro em cima do fogão com a chama no mínimo e vai-se voltando o tabuleiro até o açucar estar todo caramelizado (não deixe queimar, não pode deixar o tabuleiro sózinho ao lume, tem que virar de um lado para o outro, senão queima-se e depois amarga) deve ficar amarelinho.
Enquanto o açucar caramelizado arrefece no tabuleiro, bata a massa do bolo: batem-se as gemas com a margarina, junta-se o açucar, a farinha e depois as claras em batidas em castelo.
Depois do bolo amassado, pega no tabuleiro que entretanto já arrefeceu; no fundo tem o caramelo e à volta vai untá-lo de margarina, depois pega nas rodelas de ananás e coloca-as no fundo do tabuleiro sobre o caramelo (rodelas inteiras ou cortadas ao meio, disponha-as como gostar). Depois pega na massa do bolo e deita sobre as rodelas de ananás, com uma espátula espalha pelo tabuleiro todo e alisa para o bolo ficar todo com a mesma altura.
Vai ao forno moderado, cerca de 45 minutos, veja com um palito se está cozido. Desenforme sobre uma travessa que tenha o tamanho do tabuleiro, onde colocou um prato de papel com naperon, de bolo rectangular. Quando o bolo desenforma, fica com a parte do ananás virada para cima.
É um bolo bom e muito apresentável.
Obs: A receita original pareceu-me pequena por isso aumentei um pouco. A massa não ficou tão espessa como eu esperava, mas está muito bom.

2 comentários:

korrosiva disse...

O aspecto é optimo :))

Sol disse...

È não é???

não tão dificil como parece.

jokinhas.